Comitê de Ética em Pesquisa


O Conselho Nacional de Saúde (CNS) assumiu a responsabilidade de discutir os aspectos éticos relacionados às pesquisas que envolvem seres humanos, com o objetivo de evitar abusos e proteger os sujeitos das pesquisas. A Resolução nº 466/12 do CNS, além das questões éticas se preocupa com a segurança, integridade e direitos do cidadão voluntário.

 A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) credencia e coordena as atividades dos Comitês de Ética em Pesquisa, com a finalidade de controlar o sistema nacional avaliador das investigações, analisando casos especiais, quando necessário, além de ter a responsabilidade crítica de se atualizar constantemente em relação aos protocolos e agendas internacionais.

 Prezados Pesquisadores,

  A partir de 2012 os projetos de pesquisa envolvendo seres humanos, passam obrigatoriamente a serem submetidos para análise por meio da Plataforma Brasil. Para tanto, os pesquisadores responsáveis e colaboradores dos projetos devem estar cadastrados na referida plataforma. O pesquisador precisa ter disponível: - CPF; Currículo (em formato doc, docx, odt ou pdf) ou endereço eletrônico da Plataforma Lattes; documento com foto digitalizado (carteira de identidade ou carteira de motorista, em formato jpg ou pdf), foto digitalizada e conta de e-mail ativa.

 O Endereço para cadastro ou submissão de projetos na Plataforma Brasil é: http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf

 Histórico

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é um colegiado interdisciplinar e independente que visa à contribuição para o desenvolvimento da pesquisa envolvendo seres humanos, dentro de padrões éticos. Criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa, é responsável pela avaliação e pelo acompanhamento de aspectos éticos nas diversas pesquisas realizadas pela Instituição. Desta maneira, e de acordo com a Res. CNS no. 466/12, “toda pesquisa envolvendo seres humanos deverá ser submetida à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa” e cabe à instituição onde se realizam pesquisas a constituição do CEP.

No dia 15 de Maio de 2007, a Direção da FIB reuniu profissionais de diferentes áreas, para a escolha dos membros do colegiado, constituindo, assim, o Comitê de Ética em Pesquisa das Faculdades Integradas de Bauru, que avaliou e ratificou, no mesmo dia, o projeto do Regimento Interno do Comitê de Ética em Pesquisa da FIB. Tal projeto foi encaminhado para o Conselho Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP, que por Ofício nº. 1387 CONEP/CNS/MS aprovou o registro do Comitê de Ética em Pesquisa das Faculdades Integradas de Bauru – FIB.

Missão

Zelar pela qualidade das pesquisas e pela valorização dos pesquisadores, assim como se responsabilizar pela conduta ética e acima da observância da lei mínima nas investigações que envolvem seres humanos.

 Estrutura Organizacional - Membros Efetivos do Comitê de Ética em Pesquisa:

  • Coordenadores: Olga de Castro Mendes – Mestre em Fisiopatologia em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP; Terezinha Fortes Mestrinelli - Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP de Araraquara.
  • Membros: Alex Augusto Vendramini – Mestre em Biologia Oral pela Universidade do Sagrado Coração - USC; Aline Rogéria Freire de Castilho - Doutora em Odontologia, área de Odontopediatria pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba- Unicamp Cristiane Maria Bernardes Vieira – Representante dos Usuários - Assistente Social – Especialização em Saúde e Reabilitação pela USP-Bauru - Representante da APAE – Bauru;
    Gisele Janaína Blasioli – -Mestre em Biologia Oral pela Universidade do Sagrado Coração - USC; Juliana Martins Pereira – Mestre em Ciência da Motricidade; Luis Alberto Domingo Francia Farje - Doutor em Biologia Celular e Estrutural sub área Anatomia pelo Instituto de Biociências UNICAMP; Rodrigo Gonçalves Quiézi –
    Doutor em Ciências Biológicas Área de Concentração: Genética.

 Coordenadoras - CEP FIB
Olga de Castro Mendes

Secretária - CEP FIB:

Denise Fagnani

Fone: (14) 2109-6235

Email: cepfib@fibbauru.br

 

 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO 

 2ª, 4ª e 6ª

Das 08:30 às 12:30 h

Das 14:00 às 18:00 h

3ª e 5ª

Das 11:30 às 13:30 h

Das 15:30 às 21:30 h

Sábados: das 08:00 às 12:00h

 

Calendário CEP 2017

»
Declaração de ciência e concordância das instituições envolvidas

» Sugestões para elaboração de TCLE Tratamento-Treinamento-Avaliação-Diagnóstico

» Prontuário TCLE

» Sugestões para elaboração de TCLE - Entrevista ou Questionário

» Termo de assentimento para menor

» Termo de consentimento livre esclarecido Fisioterapia Prontuário

» Termo de consentimento para foto Fisioterapia

Documentos obrigatórios para Projeto de Revisão Bibliográfica

» Download Protocolo Projeto de Revisão Bibliográfica

» Download Modelo Projeto Revisão Bibliográfica



(14) 99822-3829
(14) 2109-6200
R. José Santiago, Quadra 15, Bauru - SP, 17056-120
FIB Bauru © 2017 - Todos os direitos reservados