Cursos - FIB tem o melhor curso de Agronomia do estado e o 3° melhor do país entre as faculdades particulares - .::FIB BAURU::.

FIB tem o melhor curso de Agronomia do estado e o 3° melhor do país entre as faculdades particulares





Publicado originalmente em Social Bauru


O curso de Agronomia das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) foi classificado no Ranking Universitário Folha (RUF) de 2017 como a melhor faculdade privada do Estado de São Paulo. Além disso, o curso também está no terceiro lugar entre as instituições privadas do país e a quarta melhor entre todas as universidades do estado.

O ranking é uma avaliação anual do ensino superior no Brasil produzida pela Folha de S. Paulo desde 2012. Neste ano, a edição conta com dois produtos principais – os cursos e as universidades.

Para os cursos é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil. Entre eles estão: administração, direito e medicina, avaliados a partir do ensino e do mercado. Em cada classificação são considerados os cursos oferecidos por universidades, por centros universitários e por faculdades.


Serviços gratuitos à comunidade

Na FIB, o curso de Agronomia tem duração de cinco anos e conta com nota 4 na avaliação do Ministério da Educação (MEC), sendo a melhor da região. Além das aulas teóricas, o curso oferece vivência prática dentro da própria faculdade, possibilitando uma experiência mais ampla da profissão.

Como forma de aproximar os estudantes da realidade profissional, a instituição informa o oferecimento de três tipos de serviços gratuitos aos produtores rurais de Bauru e região, todos eles prestados por alunos do curso de Agronomia.

Os interessados devem enviar e-mail para agronomia@fibbauru.br ou ligar para o telefone (14) 2109-6206. Em 2018, os serviços terão início no mês de fevereiro.

Confira os serviços oferecidos e como eles funcionam de acordo com as explicações da coordenadora do curso de Agronomia da FIB, Profa. Evelize de Fátima Saraiva David:


Interpretações de análise de solo e recomendação de adubação

A agricultura brasileira tem avançado no que diz respeito ao nível de tecnologia empregada no campo, com o intuito de melhorar a produtividade, produzindo “mais em menos”.

Conhecer o solo onde serão depositadas as sementes é fundamental para obter ótimos níveis de produtividade, lançando o Brasil como o celeiro da produção de alimentos do mundo. Nesse sentido, a ferramenta de análise química do solo é fundamental na determinação de parâmetros e nutrientes essenciais ao desenvolvimento vegetal.

Assim, o engenheiro agrônomo, responsável técnico pela condução da lavoura, consegue determinar as quantidades de corretivos de acidez necessários para tornar o solo propício à produção vegetal. Além disso, ele consegue aplicar os adubos nas quantidades e momentos necessários, visando permitir que a planta expresse todo o seu potencial produtivo.

Análises fitopatológicas

As culturas agrícolas podem ser acometidas por uma série de doenças de plantas, que interferem tanto na produtividade, como na qualidade dos produtos. Dentre os agentes causais de doenças, destacam-se fungos, bactérias, vírus e nematóides. Muitas vezes a identificação de uma doença não pode ser feita apenas com base nos sintomas observados, visto que vários patógenos têm sintomas semelhantes.

Diagnósticos incorretos podem levar à adoção de medidas de controle que não vão solucionar o problema. Assim, as análises fitopatológicas têm como objetivo realizar a correta identificação do agente causal das doenças, auxiliando produtores e profissionais para sua diagnose. Com o diagnóstico adequado, o agricultor e os profissionais podem então estabelecer as medidas adequadas para solucionar o problema.

Análises entomológicas

O conceito de inseto – praga na agricultura – compreende uma população de indivíduos capazes de causar danos às plantas, seus produtos e subprodutos, afetando o rendimento do produto ou sua qualidade.

Dessa forma, muitas vezes, o produtor utiliza métodos de controle sobre uma determinada população de insetos sem que haja uma razão de ordem econômica ou uma identificação correta do inseto presente em sua lavoura.

Portanto, para que o método de controle utilizado seja eficiente, é necessário a identificação correta da espécie de inseto e seu monitoramento, certificando-se de que aquela população realmente apresenta riscos a sua produção. Neste contexto, a coleta de espécimes na área de cultivo e o envio para sua identificação, são etapas fundamentais para proteger a lavoura.


Agronomia na FIB

O profissional formado em Agronomia irá identificar e propor soluções, orientando os agricultores sobre as melhores práticas, levando sempre em consideração as questões ambientais e sociais, com objetivo de melhorar a qualidade e produtividade das culturas, rebanhos e produtos agroindustriais. São atribuições dos agrônomos a organização, direção e execução de todas as atividades relacionadas ao agronegócio, incluindo ensino, pesquisa e extensão.

A faculdade também oferece estrutura com laboratórios especializados como o de solos, entomologia, nutrição de plantas, microbiologia, sementes, produção vegetal, tecnologia de alimentos e topografia. O curso também promove a Feira do Empreendedor Rural que tem o objetivo de fortalecer e desenvolver o agronegócio em Bauru.


Vestibular

As inscrições para o vestibular agendado da FIB devem ser feitas pelo site www.fibbauru.br. A prova é composta por uma redação no estilo dissertativa. Além de contar com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), a FIB disponibiliza bolsas do Programa Universidade Para Todos (Prouni) e do Programa Escola da Família. Como forma de facilitar o acesso dos candidatos, a faculdade oferece também a opção de um financiamento interno de até 50% do valor da mensalidade (consulte o regulamento).


Serviço

A FIB- Faculdades Integradas de Bauru – está localizada na Rua José Santiago, quadra 15, Jardim Ferraz, em Bauru (SP)
Mais informações podem ser obtidas também pelo telefone (14) 2109-62 06 ou pelo (14) 99822-3829 (WhatsApp)
Site: www.fibbauru.br
Facebook: www.facebook.com/FIBBauru

 







(14) 99822-3829
(14) 2109-6200
R. José Santiago, Quadra 15, Bauru - SP, 17056-120
FIB Bauru © 2017 - Todos os direitos reservados