Cursos - Professora da FIB discute intercâmbio estudantil na Alemanha e conhece novas tecnologias para o campo - .::FIB BAURU::.

Professora da FIB discute intercâmbio estudantil na Alemanha e conhece novas tecnologias para o campo

Evelize Saraiva David esteve na DEULA e encontro foi oportunidade para estreitar relação entre a FIB e o instituto.





A coordenadora do curso de Agronomia das Faculdades Integradas de Bauru (FIB), professora Evelize Saraiva David, visitou a  DEULA-Nienburg – Deutsche Lehranstalt für Agrartechnik- instituto de tecnologia agrícola localizado na cidade de Nienburg, na Alemanha.

A viagem, realizada  nos dias 12 e 13 de outubro de 2017, teve como objetivo avaliar o potencial de pesquisas científicas e tecnologias de interesse do setor agrícola, bem como a capacitação e treinamento de recursos humanos para o agronegócio, além do aprofundamento da cooperação já existente entre a FIB e o instituto.

A coordenandora foi recebida por Patricia Diehl, coordenadora do programa de estágio da DEULA, e por Yulianna Baranova, chefe do Departamento de Relações Internacionais. No primeiro dia, após uma apresentação sobre a instituição, foi realizada uma reunião para tratar sobre o processo de cooperação e os principais pontos que podem interferir no envio de estudantes intercambistas.

Além de mostrar as estufas e laboratórios para desenvolvimento de tecnologias, as anfitriãs também apresentaram as pesquisas desenvolvidas dentro da instituição e em parceria com seus colaboradores. “Foi muito importante o contato com esse centro de ensino, pela organização, infraestrutura, pesquisas realizadas e tipo de treinamentos oferecidos”, avalia Evelize. “Essas observações poderão ser aplicadas para melhorar a nossa qualidade de ensino e de pesquisa, além proporcionar a internacionalização entre as instituições envolvidas”, complementa a coordenadora.



Tecnologia na produção de leite

No segundo dia, ocorreu a visita em uma das fazendas associadas, que oferecem estágios para estudantes intercambistas. A fazenda Kriesmann, propriedade de gado de leite, de grande porte para os padrões alemães, que apresentam fazendas menores que as brasileiras. Na ocasião, foi possível observar a organização administrativa e as técnicas utilizadas no local.

Além da produção de leite, a fazenda gera energia por meio de biodigestores e produz substratos, que são vendidos no mercado para a produção de mudas. Os produtores também demonstraram interesse em conhecer o modelo de produção agropecuário brasileiro, reconhecido por eles como eficiente, ainda que baseado em princípios organizacionais diferentes. Na propriedade, verificou-se também as condições em que os intercambistas realizam  seus estágios.

“A visita ao instituto alemão foi uma oportunidade de aperfeiçoamento das práticas científicas, especialmente aquelas relacionadas à formação de recursos humanos dentro de padrões de excelência como aqueles que foram observados”, finaliza a professora Evelize David.


 

O intercâmbio

O aluno da FIB interessado em realizar o intercâmbio na DEULA deve ficar atento ao período de inscrição, aberto geralmente no mês de setembro, e às etapas do processo seletivo, que compreende uma prova de conhecimentos em agropecuária e língua alemã, além de uma entrevista individual em alemão.

De acordo com a DEULA-Brasil, por meio do Programa de Aperfeiçoamento Profissional em Agropecuária na Alemanha, os estagiários selecionados realizam atividades práticas em propriedades alemãs, em diferentes áreas, que incluem pecuária leiteira, suinocultura, produção de grãos e energias alternativas, entre outras. Além do trabalho prático, todos participam de treinamentos junto à escola técnica DEULA-Nienburg, na Baixa Saxônia, e têm direito a uma bolsa auxílio e férias ao final do período. 







(14) 99822-3829
(14) 2109-6200
R. José Santiago, Quadra 15, Bauru - SP, 17056-120
FIB Bauru © 2018 - Todos os direitos reservados