Cursos - Aula prática na FIB apresenta a primeira etapa do processo construtivo: a sondagem do solo - .::FIB BAURU::.

Aula prática na FIB apresenta a primeira etapa do processo construtivo: a sondagem do solo






Por Selma Miranda


Na manhã deste sábado (10), alunos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) e de outras instituições de ensino participaram de uma aula prática aberta de sondagem de solos.

A atividade foi conduzida por Adriano de Abreu Egydio, da Bauru Sondagem. Os participantes aprenderam a  realizar o ensaio SPT (Standard Penetration Test ou Ensaio de Sondagem à Percussão), com o propósito de caracterizar o solo que servirá como parte de um elemento de fundação e  obter os índices de resistência na penetração do solo. Adriano de Abreu também explicou como algumas empresas apresentam o desvio da norma em seus relatórios.

“O objetivo dessa aula foi demonstrar a importância de se fazer a sondagem de solos para escolha correta da fundação”, conta a coordenadora do curso de Engenharia Civil da FIB, professora Elaine Camera. “É importante que os alunos participem de atividades como essa para que, depois de formados, no dia a dia da profissão, eles façam a etapa de sondagem de solos, pois sem ela há um superdimensionamento da fundação”, completa a docente.



Galeria de fotos





Notícias FIB

Cursos

Ver todas
(14) 99822-3829
(14) 2109-6200
R. José Santiago, Quadra 15, Bauru - SP, 17056-120
FIB Bauru © 2018 - Todos os direitos reservados