Cursos - Ex-aluna de Nutrição da FIB é aprovada em mestrado da Faculdade de Medicina da Unesp - .::FIB BAURU::.

Ex-aluna de Nutrição da FIB é aprovada em mestrado da Faculdade de Medicina da Unesp






Por Selma Miranda


Quando começamos uma faculdade, nem sempre temos a certeza de ter feito a escolha certa ou mesmo em qual área de uma carreira iremos seguir. Normalmente, o contato com as diferentes atividades no decorrer da graduação nos faz despertar para algo que nem imaginávamos fazer.

Foi o que aconteceu com Ana Caroline Anholetto. “Até o 2° colegial eu queria fazer contabilidade, mas participei de uma feira de profissões que me fez descobrir a Nutrição”, conta ela. A jovem seguiu sua vocação e cursou Nutrição nas Faculdades Integradas de Bauru (FIB) de 2013 a 2016.

Em novembro desse ano, Carol deu um passo importante em sua profissão e vai começar 2019 com o pé direito. A jovem acaba de conquistar uma vaga no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PGSC) da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu.

Aos 23 anos, Carol vai ingressar na carreira acadêmica, uma opção para jovens interessados na pesquisa e que abre as portas para a dar aulas no ensino superior.

Só para lembrar, depois da faculdade podemos fazer cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) ou stricto sensu (mestrado e doutorado).

A Carol nos contou o que fez para ser aprovada em uma das universidades mais concorridas do país. Acompanhe:


Quando você teve contato com a área científica?

Carol: No 2° ano de faculdade a gente começou a fazer trabalhos científicos e eu comecei a gostar de trabalhar com isso, a escrever artigos e apresentei trabalho nas quatro jornadas científicas da FIB. Aí falei para a coordenadora do curso, a professora Débora Tarcinalli, do meu interesse pela área acadêmica. Ela então disse que eu precisava ler mais, publicar mais e me explicou tudo o que eu precisava fazer para tentar uma vaga de mestrado. Com ajuda das professoras Lucélia Martins e Tais Baddo consegui publicar dois trabalhos na revista Nutrição em Pauta , que tiveram um grande peso.


Como foi o processo seletivo?

Carol: Antes de participar do processo, tinha que ter a proficiência de Inglês. Eu fazia curso, prestei a prova e consegui a proficiência. Fiz a inscrição no mestrado e mandei toda a documentação. Depois disso, tive uma prova escrita e fui classificada para a próxima fase, que seria a apresentação do projeto e a entrevista, com análise de currículo. E como eu tinha as publicações tanto das Jornadas da FIB quanto na revista, consegui uma nota boa de currículo lattes.


Por que resolveu fazer mestrado? Pensa em querer dar aula? O que projeta para seu futuro?

Carol: Sim, gosto muito da parte acadêmica, é uma área importante, e penso que diversos profissionais devem ser muito bem treinados e informados. E na FIB os professores me proporcionaram isso, essa vontade de querer ensinar, isso foi fundamental.


Você se imagina mais professora ou mais pesquisadora?

Carol: Não sei…(risos) acho que um pouco dos dois. Mas me imagino sim dando aula.

 
Sobre o que será sua pesquisa do mestrado?

Carol: eu vou integrar um grupo de pesquisa em nutrição materno infantil. Vou pesquisar os motivos que levam ao desmame ultraprecoce, aquele que acontece quando os bebês têm menos de dois meses. O meu TCC foi sobre introdução alimentar, por isso achei que seria interessante trabalhar esse aspecto.


Como vai ser sua rotina, já que você trabalha em um consultório e mora em Lençóis Paulista? Vai ter que se mudar para Botucatu?

Carol: Eu vou para as aulas e encontros para desenvolver todo o projeto. Mas não vou me fixar em Botucatu. Vou continuar atendendo no consultório todos os dias da semana, exceto nos dias que tenho aula.


 Para quem está entrando na faculdade agora e se interessa pela área acadêmica, qual seu conselho?

Carol: Ler muito, não deixar de participar de eventos científicos, como a Jornada. É uma oportunidade de treinar a apresentação e o peso do trabalho em si é importante para o currículo lattes. Durante a faculdade fiz diversos cursos, inclusive na Unesp, e participei da maioria dos eventos que tinham na FIB, como os encontros , palestras, porque tudo isso conta no currículo.


Quais seus planos daqui para frente?

Carol: Me dedicar tanto ao mestrado quanto ao consultório e buscar mais conhecimentos para meu crescimento profissional e para minha pesquisa.


 Ah, e antes de terminarmos, como foi quando descobriu que tinha sido aprovada no mestrado?

Carol: Fiquei com muito medo de não passar. No dia que recebi a notícia realmente foi uma surpresa, porque é difícil passar na Unesp. Quando vi que tinha passado foi um sonho , uma realização muito grande.



Curso de Nutrição em Bauru

Um dos profissionais mais importantes em termos de saúde pública, o nutricionista tem ganhado um espaço significativo no mercado de trabalho brasileiro.

As Faculdades Integradas de Bauru (FIB) estão com inscrições abertas para o vestibular agendado em Nutrição e para outros 19 cursos de graduação.

No decorrer do curso, os alunos de Nutrição contam com:

– Laboratório de Técnica e Dietética, Bromatologia de Alimentos, Tecnologia de Alimentos, de Avaliação Nutricional, sala de Análise Sensorial. Além dos laboratórios das disciplinas básicas, como Microscopia, Multidisciplinar e Anatomia;
– Aulas práticas;
–Projetos de extensão: acompanhamento nutricional do time de Futsal da faculdade, projeto FIB Adolescente, oficinas de culinária para a comunidade;

– Atendimento nutricional à comunidade prestado por alunos do 4º ano;

– Professores Mestres e Doutores.

O principal destaque do processo seletivo 2019 da FIB é oferecer aos candidatos a opção de um parcelamento de até 70% do valor da mensalidade. Neste caso, o aluno pagaria 30% do valor da mensalidade e os 70% restantes após o término do curso. O Parcelamento Estudantil FIB (PEF) é realizado diretamente na faculdade.

O candidato classificado no vestibular poderá efetivar a matrícula na instituição mediante o pagamento de R$100,00. O restante da 1ª mensalidade poderá ser parcelado.

Outras informações sobre o vestibular da FIB estão disponíveis no site da instituição ou pelos telefones (14) 2109 62 06 ou (14) 9 99822-3829 (WhatsApp).







Notícias FIB

Cursos

Ver todas
(14) 99822-3829
(14) 2109-6200
R. José Santiago, Quadra 15, Bauru - SP, 17056-120
FIB Bauru © 2018 - Todos os direitos reservados